15/11/2016

Existe Cristão de Esquerda? Jesus era Socialista?

Ser de Esquerda é acreditar num modelo econômico/ social onde há a abolição de classes sociais e todos trabalham para um bem comum. A propriedade privada não deve existir já que tudo deve pertencer a todos (propriedade privada é diferente de propriedade pessoal). O poder deve se concentrar na mão do trabalhador, SEMPRE!

Ser feminista não te faz "de esquerda", ser gay não te faz "de esquerda", ser pró-escolha (em relação a direito de aborto) não te faz "de esquerda", mas todas estas pautas são bem vindas na Esquerda atual pois acreditamos que numa sociedade igualitária não deve haver espaço para julgamento de escolhas pessoais. A liberdade é nosso lema, desde que não interfira no espaço de outra pessoa.

O Papa Francisco recentemente declarou que a pauta da pobreza, muito difundida no cristianismo (mas pouco aplicada na prática), foi "roubada" pelos comunistas. Ora seu Papa, você tá fazendo um jogo comigo? 😂

Eu admiro muito o Papa Francisco, apesar de seguir os preceitos cristãos ele demonstra por muitas vezes uma tolerância e um respeito pouco visto entre seus seguidores. Ele é contra o aborto, mas se posiciona a favor do perdão de quem já praticou. Ele é contra o casamento civil igualitário, mas demonstra que esta é a posição DA IGREJA, e somente dela. Gosto muito deste velhinho e dessa mensagem mais inclusiva.

Sei que alguns militantes da esquerda não gostam dele e acham que ele age politicamente sob pressão e de forma hipócrita. Eu já vejo que devemos valorizar os progressos, ainda que pequenos, da igreja católica.

O Maior Revolucionário que Você Respeita

Jesus foi um revolucionário. Ainda que discutível os fatos sobrenaturais que rondam sua história, não há que se negar sua passagem na Terra. Segundo o mundo, foi um homem que morreu pelo seu povo. Se voltou ou não, não sei, mas não vejo um caráter conservador numa pessoa assim.

Ser conservador é antes de tudo ser um acomodado. É entender que a vida não é perfeita e a que pobreza é inevitável. É ignorar as injustiças para com os mais pobres que, muitas vezes se esforçam, mas o capital os exclui. Ser conservador é crucificar pessoas que não agem como o sistema, como o que aconteceu com Jesus.

Ser de Esquerda é não aceitar isto, é saber que é possível uma sociedade mais igualitária, é ver as mazelas do capitalismo e do mercado agindo sobre os mais pobres e não aceita-las, é tentar mudá-las, é olhar pro próximo. Ser de Esquerda é se colocar no lugar do outro, é praticar empatia, é ter um coração cheio de ideais e coloca-los em prática, como Jesus fez.

Por diversas vezes vejo militantes na Direita dizendo que não deve-se ser Cristão e de Esquerda, que não é possível servir a dois senhores ao mesmo tempo, que é impossível ser cristã e feminista e eu entendo seus pontos de vista.

Mas como feminista marxista lhes digo que nunca vi um Esquerdista negar ao militante a liberdade religiosa, nunca vi um marxista impedir alguém de ser cristão, e estão aí nossas diferenças 😉

Thainá Santos

Um comentário:

Mensagens mal educadas e palavrões não serão aceitos*