12/10/2016

Diferenças entre Direta x Esquerda / Capitalismo x Socialismo

Neste vídeo eu explico um pouco sobre as diferenças entre os modelos econômicos "Capitalismo" e "Socialismo".


A diferença básica entre esses dois modelos econômicos é a intervenção estatal: No Capitalismo, o governo dá liberdade aos empresários e patrões para agirem como quiser, para agir em negociações trabalhistas diretamente entre eles, e acredita-se em meritocracia, que é a ideia que basta se esforçar para obter sucesso profissional.

Já no Socialismo há muita intervenção estatal, já que acredita-se que liberdade ao empregador pode gerar abusos e que empresas privadas devem se submeter a regras governamentais. Em casos mais extremos, há a abolição da propriedade privada, de maneira que todas as empresas tornem-se públicas.

No Socialismo almeja-se o Comunismo, que seria a ideia perfeita de concentração de poder nas mãos dos trabalhadores, igualdade de condições de moradia, financeira, etc, para todos, independentemente de "merecimento" pois assim resolveria-se as diferenças sociais.

Já no Capitalismo almeja-se o lucro e entende-se que as diferenças sempre irão existir, visto que quem merece mais é o mais esforçado (quem dera...).

Os dois modelos econômicos possuem falhas (como mencionei no vídeo) e muitos acreditam que suas consequências que apontam sua definição: grande erro!

A nós, socialistas, é imputado a má fama de preguiçoso, maconheiro, "defensor de bandido" porque em geral essas ideias surgem em defensores do Socialismo, mas não dessa maneira distorcida. Se fosse assim, ser capitalista seria ser estuprador (já que está ligado a objetificação da mulher), ser egoísta e hipócrita. E não é! É somente defender um modelo econômico, que óbvio, interferem nessas questões sociais, mas saibamos separa-las.

Se você gostou desta explicação, vamos ser amigos no Facebook? Me adcionem ;)

10 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto, ficou bem claro a diferença entre ambos, acredito que vai ajudar muitos estudantes e pessoas que estão em busca de informação. Acredito que ambos possuem pontos positivos e negativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também xará! Espero mesmo que pessoas procurem e ache, ao estudarem, porque tentei ser bem imparcial

      Excluir
  2. Otimaaaa postagem, em mundo onde tudo eh girado em torno do capital, da lucratividade, muitas pessoas acabam se esquecendo das questões sociais, questões que realmente importam.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou a melhor pessoa pra expressar-me,então não queria me aprofundar muito pra não acabar dizendo coisas erradas rsrs.Mais pelo que eu estudei na escola é isso que acontece mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro ver esse tipo de post circulando pela blogosfera, gosto de de coisas levem a pesquisa, ao conhecimento e a reflexão sobre o mundo em que vivemos. Temos muitos debates nas aulas de Sociologia e é nítido a total falta de pesquisa e isso dentro do campo universitário.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. A diferença entre capitalismo e comunismo é bem grande.
    São bem opostos nas visões e estados.
    Gostei do seu ponto de vista esclarecido no vídeo.
    Sucesso!!
    www.literaturaa3.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu conheço pouco, porque nunca me aprofundei muito no assunto, mas acho a proposta do socialismo bem interessante. Em um país como o Brasil onde a desigualdade social é imensa seria ótimo.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei seu texto, pois confesso que não entendo nada do assunto, pois todas as brigas e discussões que fazem, me deixam um pouco cansada. Então, nunca nem me atrevi a pesquisar sobre e não sabia nada a respeito de nenhum dos lados.
    Esse texto foi muito claro e explicativo para mim!
    Beijos,
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
  8. Já começo o comentário agradecendo pelo conhecimento eu sabia bem pouco a diferença entre capitalismo e socialismo é realmente bemmm grande um assunto para ser debatido por horas, e sei que esse post vai ajudar muitos estudantes.
    Bjs e sucesso

    ResponderExcluir

Mensagens mal educadas e palavrões não serão aceitos*