25/09/2016

Por que Filosofia e Sociologia são necessárias?

Quando eu era mais nova, inclusive no Orkut, era comum eu ver textos em tom humorístico, ou o que hoje em dia chamamos de "memes", indicando a "inutilidade" de certas disciplinas escolares. Quem nunca ouviu aquela piadinha básica: "Mais um dia se passou e eu não usei a fórmula de Bhaskara pra nada em minha vida"?

Primeiramente, Fora Temer, a tal fórmula de Bhaskara, bem como todas as ciências exatas, são importantes sim pra nossa vida, e mesmo que não vejamos sua aplicação prática no dia a dia, é óbvio que ela faz parte de nosso ambiente. A matemática, a física e a química estão nos produtos que consumimos, na nossa saúde, nos exercícios que praticamos, em todo nosso meio. Seu estudo se faz necessário pra entendermos onde gostaríamos de atuar profissionalmente mas não limita-se a isto.

Acontece que existem matérias mais próximas de nossa realidade e ao entendermos seus fundamentos é impossível não nos questionarmos e também mundo a fora. Assim são a Filosofia e a Sociologia.

A importância da Filosofia e da Sociologia no ensino

Quando fiz ensino médio (em 2002, aproximadamente), estas disciplinas não eram obrigatórias. Fiz metade em escola pública e mudei para uma particular por causa de greves no estado. Na primeira, tive aulas de Filosofia somente e sabe o que aprendi? Nada! Pergunte a qualquer professor de rede pública se os alunos realmente demonstram interesse nessas matérias: é menos de 5%. Por conta disto estas matérias devem ser abolidas? Não mesmo, é justamente o contrário!!

Se nossas crianças recebessem um ensino de qualidade onde a escola é bem equipada e os professores valorizados, elas aprenderiam de fato a filosofia e a sociologia. E aprendendo essas matérias de verdade, ninguém questionaria sua importância. Qualquer pessoa que tenha tido um contato mais profundo com essas matérias sabe que elas são de suma importância na formação de qualquer profissional, mas também em nossos valores e caráter.

Foi realizado um estudo pela Education Endowment Foundation (EEF) na Inglaterra* onde um grupo de crianças se submeteram ao estudo da Filosofia na prática, ou seja, não tanto teorias filosóficas e pensadores, mas sim questionamentos da vida real. Ficou evidente que as crianças com maior contato aos estudos filosóficos se saíram bem melhor comparadas às que não tiveram.

Dessa forma podemos concluir que o estudo da Filosofia nos torna menos sujeitos a imposições culturais sem sentido, nos tornando seres questionadores de pensamento múltiplo. O estudo da Sociologia só demonstra como isto faz efeito nas nossas civilizações e entender isto nos mostra caminhos diferentes.

O jovem que encerra o ensino médio estará melhor preparado para a graduação se tiver aprendido de fato a Filosofia e a Sociologia (matérias que são obrigatórias em quase todas as faculdades). Não há como ignorar esta necessidade para nossos alunos.

*Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens mal educadas e palavrões não serão aceitos*